Methona themisto (Borboleta-do-manacá)

Data: 06/06/2014
Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Data: 01/05/2013

Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul, Brasil.
    Bela borboleta amarela com riscas negras e manchas brancas. É fácil de identificar por ser grande e ter o corpo poá (preto com bolinhas brancas). As pontas de suas antenas são amarelas, o lado ventral das asas apresenta pintas brancas e o lado dorsal, não. A lagarta não é urticante, pois não possui cerdas, e é muito bonita, de um negro metálico com listras laranjas.
    Como todo lepidóptero, as lagartas passam pelo processo de metamorfose para virarem borboletas. Após crescerem todos os ínstares como lagartas e terem acumulado bastante energia, elas fixam-se através de uma seda produzida por elas mesmas e iniciam a criação da crisálida.

Lagarta fixando-se na parede para começar a metamorfose. Data: 19/04/2015
Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Muitas espécies tecem casulos de seda ou de outros materiais como folhas secas ao redor da crisálida. Mas a Methona themisto deixa sua crisálida bem exposta, sem qualquer proteção. É uma crisálida linda e bem característica: dourada com manchas pretas.

Crisálida de Methona themisto. Data: 10/04/2015
Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul, Brasil.
   A crisálida passará por várias mudanças de coloração enquanto a lagarta que está em seu interior se desenvolve. Em sua fase final, a coloração das asas da borboleta já pode ser claramente vista. Na foto abaixo, a crisálida já está começando a se abrir e pode-se ver uma gota do líquido interno começando a sair.

Estágio final da crisálida. Data: 24/04/2015
Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul, Brasil.

     A borboleta sai pela parte anterior da crisálida (pela cabeça), com as asas bem curtas, dobradas e úmidas e o corpo gordinho. Ela passa um bom tempo se limpando e preparando as asas para o primeiro voo: toda a matéria que está acumulada em seu abdome gorducho passará para as asas, estendendo-as. Quando está pronta, já com as asas grandes e o corpo magro, busca imediatamente por alimentação e por um parceiro para reiniciar o ciclo.

Borboleta poucos minutos depois de sair da crisálida. Data: 24/04/2015
Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul, Brasil.
O lado dorsal das asas não apresenta as manchas brancas. Data: 17/05/2015
Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul, Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário