Pachycoris torridus (Percevejo-do-pinhão-bravo)

    Apesar de parecer um besouro, trata-se de um percevejo. Esta espécie distribui-se por todo o continente americano, e já foi catalogada cientificamente oito vezes devido aos diferentes padrões de seu corpo que confundiam os cientistas. Este inseto varia em tons do escutelo (parte de cima do corpo), cores e número de manchas. Mas, apesar de toda a diferença, a espécie presente na América do Sul é uma só, e a cor marrom com manchas vermelhas é a predominante.
Pachycoris torridus de padrão marrom com vermelho (Hemiptera, Scutelleridae)
Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul.
    É mais comumente avistada no verão, quando é considerada uma grande praga de diversas culturas humanas, tais quais a de eucalipto, laranja, araçá, goiaba, pinhão-manso, caju e acerola. Como todos os hemípteros, possuem aparelho bucal picador-sugador, usando-o para sugar a seiva de dentro dos frutos e caules, podendo transmitir doenças para a planta ou causar abortamento do órgão vegetal por esgotamento dos seus nutrientes. Porém, só são realmente danosos se atacarem a planta em uma grande quantidade de indivíduos, então não há a necessidade de matar o animal assim que o vir.
Pachycoris torridus de padrão verde com amarelo (Hemiptera, Scutelleridae)
Passo Fundo, Rio Grande do Sul.
  • GABRIEL, Dalva; FRANCO, Daniel Andrade de Siqueira. 2012. Aspectos biológicos e morfológicos de Pachycoris torridus Scopoli, 1772 (Hemiptera: Scutelleridae) criados com pinhão-manso Jatropha curcas L., 1753, em laboratório. Disponível em:  <http://www.cientifica.org.br/index.php/cientifica/article/view/343/222>. Acesso em: 29, ago 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário