Esta espécie de joaninha talvez seja a mais conhecida e divulgada. Caracteriza-se por ser de cor avermelhada com pintinhas pretas, mas isto varia de acordo com o indivíduo: há algumas que não possuem pintas, outras que são mais alaranjadas, e ainda outras que são totalmente o contrário (negras com pintas vermelhas). Mas a maior característica para identificar é o tórax branco com um X em preto.
Apesar de conhecida, esta espécie é exótica no país, sendo nativa da Ásia. Por ser predadora de pulgões, foi trazida para o Brasil e outros países para que realizassem o controle dos mesmos. Porém, como todas as outras introduções de animais exóticos (vide pardal, rã-touro e javali), a população desta joaninha saiu do controle e, hoje em dia, tomou conta do local, competindo com espécies nativas e ameaçando os pulgões.
Casal de Harmonia axyridis em cópula (Coleoptera, Coccinellidae) Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul. |
Os ovos são amarelos e alongados. A postura é feita um ovo de cada vez, em fileiras. A larva é completamente diferente da forma adulta, tanto que, muitas vezes, é confundida como sendo um outro inseto. É azul-metálico com detalhes em laranja no abdome. Não possui toxinas.
Postura de Harmonia axyridis (Coleoptera, Coccinellidae) Passo Fundo, Rio Grande do Sul. |
Larva de Harmonia axyridis (Coleoptera, Coccinellidae) Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul. |
Após completar a fase larval, a joaninha, como outros besouros, cria uma pupa, onde irá se desenvolver em um adulto. Essa pupa fixa-se em um local e permanece lá até completar a metamorfose, alguns dias depois. Já possui a aparência do adulto (laranja e com pintas), mas ainda é enrugada e, na base, há caracteres morfológicos da larva (cerdas azuladas e laranjadas).
Pupa de Harmonia axyridis (Coleoptera, Coccinellidae) Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul. |
Pupa de Harmonia axyridis (Coleoptera, Coccinellidae) Ipiranga do Sul, Rio Grande do Sul. |
Parabéns pelas informações. Muito completo. Espero que mais pessoas possam ver e aprender.
ResponderExcluir