Perreyia sp. (Mata-porcos)

    Apesar do aspecto, essas larvas NÃO são lagartas de mariposas ou borboletas. 
    Por mais estranho que possa parecer, elas são larvas de um tipo de "vespa"! 
    Nesta época do ano (final de outono, início de inverno), especialmente após as chuvas, elas eclodem e começam a emergir aos montinhos na grama, iniciando uma jornada pela sobrevivência até que empupem em novembro e, em março, tornem-se vespas adultas. Estranhamente, o adulto destes animais foi pouco observado, não havendo dados precisos sobre ele na literatura. 
Grupo de Perreyia sp. (Hymenoptera, Pergidae)
Passo Fundo, Rio Grande do Sul.
    Até o que se sabe, há duas espécies conhecidas no Rio Grande do Sul: Perreyia lepida e Perreyia flavipes. Ambas são negras com cerdas pontuadas pelo corpo rugoso. Além da aparência, elas também possuem um comportamento bem peculiar: se deslocam unidas, uma em cima da outra, dando o aspecto de que são uma larva gigante e perigosa aos seus predadores.


     Essas larvas carregam o nome comum de "mata-porcos" porque, ao serem ingeridas, liberam toxinas que causam graves problemas ao organismo, quase sempre levando a morte. Segundo Raymundo (2008), em suas pesquisas com toxicidade de larvas do gênero, animais que receberam doses do veneno apresentaram lesões macro e microscópicas, bem como alterações bioquímicas que levaram à insuficiência hepática aguda (problemas graves no fígado).
Grupo de Perreyia sp. (Hymenoptera, Pergidae)
Passo Fundo, Rio Grande do Sul.
  • RAYMUNDO, Djeison Lutier. Intoxicação espontânea por larvas de Perreyia flavipes (Pergidae) em ovinos e bovinos e intoxicação experimental em ovinos e coelhos. Porto Alegre: 2008. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/12431/000628568.pdf?sequence=1>. Acesso em: 09 de julho, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário