Dione juno (Stoll, 1782) - Lagarta-do-maracujazeiro

Data: 01/07/2015
Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul.
    Borboleta comumente encontrada em jardins. Possui características bem semelhantes à Dryas iulia (borboleta Júlia) na parte dorsal das asas, entretanto, é fácil de diferenciar por ser de tamanho corporal menor e seu padrão de riscas serem diferentes, assim como o rendado.

Data: 09/03/2013
Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul.
Detalhes da cabeça. Data: 02/06/2013
Passo Fundo, Rio Grande do Sul.
      Também é semelhante à Agraulis vanillae (pingos-de-prata) no lado ventral do segundo par de asas, diferenciando-se desta basicamente pelo tamanho das manchas. Também facilita a diferenciação observar a coloração negra das patas e cabeça, que em A. vanillae são alaranjadas.
   Seu nome comum vem da preferência da espécie por fazer a postura dos ovos na planta de maracujá. Diferentemente da postura de A. vanillae, em que cada ovo é colocado isoladamente em folhas diferentes, a D. juno realiza posturas agrupadas. Os ovos tem formato ovalado e apresentam saliências em todo seu contorno. Em questão de dias eles alteram sua cor e as lagartas nascem, também ficando sempre agrupadas. Elas são bem características devido ao seu hábito e coloração roxa com manchas laranjas, além das cerdas urticantes. Alimentam-se das folhas e ápices caulinares do maracujazeiro, podendo ser consideradas pragas quando muito numerosas.

Data: 31/01/2015
Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul.
Data: 05/02/2015
Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul.

Lagartas agrupadas em maracujazeiro. Data: 24/01/2013
Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário