Guiga guira (Anu-branco)

    Esta ave sempre foi mágica e nostálgica pra mim. Seu canto é magnífico e me remete a lembranças de um tempo antigo, quando eu visitava meus avós e parentes em Ipiranga do Sul e passava o dia todo brincando no campo. São aves gregárias, que sempre voam em bandos, emitindo o som característico. A qualquer sinal de movimentação humana ou de predadores, o bando se desloca para longe.Costumam postar-se um ao lado do outro, em penca, de modo que protegem-se do vento e do frio.
Guira guira (Cuculiformes, Cuculidae)
Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul.

    Como a grande maioria dos Cuculídeos, possuem caudas longas. É caracterizado por, dorsalmente, apresentar as asas escuras com rajados claros, as costas brancas e a cauda negra com ponta clara. A cabeça possui um topete no alto e, como o pescoço e peito, é amarelada. Os olhos possuem um contorno amarelo e a íris alaranjada.
Guira guira visão dorsal (Cuculiformes, Cuculidae)
Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul.
    Ventralmente, a cauda é dividida em três cores: creme, preto e branco. O pescoço possui rajados escuros, mas a barriga é de uma cor só. O bico é amarelo forte, com a ponta alaranjada. As patas são cinza-escuro.
Guira guira visão ventral (Cuculiformes, Cuculidae)
Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário