Leucochloris albicollis (Beija-flor-de-papo-branco)

    Não poderia iniciar de outra forma que não com um beija-flor. Tema do meu TCC, os beija-flores sempre foram uma grande paixão desde a minha infância.
Leucochloris albicollis (Apodiformes, Trochilidae)
Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul.


    O beija-flor-de-papo-branco é uma ave muito territorialista. Costuma cantar alto, em tons repetitivos e característicos para afastar os concorrentes da planta que elegeu para sua alimentação. Enfrenta beija-flores da mesma espécie ou de espécies diferentes, além de outras aves até maiores do que ele caso seja necessário. O jovem possui a mesma base de coloração, porém, o peito verde é mais claro (às vezes, ainda não fechado completamente) e ele também possui tons alaranjados na cabeça e asas.

Leucochloris albicollis jovem (Apodiformes, Trochilidae)
Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul.
    É residente do Rio Grande do Sul, e uma das poucas espécies que permanece no local durante o inverno (Belton, 2004). Esta espécie não apresenta dimorfismo sexual e, como os outros beija-flores, reproduz-se no verão em pequenos ninhos quase imperceptíveis construídos com musgos e finos gravetos.

Som 1 gravado em Getúlio Vargas
Som 2 gravado em Getúlio Vargas
Som 3 gravado em Getúlio Vargas
  • BELTON, William. Aves silvestres do Rio Grande do Sul. 4.ed. Porto Alegre: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do sul, 2004. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário