Chlorostilbon lucidus (Besourinho-de-bico-vermelho)

    O Besourinho-de-bico-vermelho, como o próprio nome diz, possui o bico avermelhado e chamativo, com uma mancha negra na extremidade. Essa espécie é pequena e não é considerada tão territorialista quanto a Leucochloris albicollis (beija-flor-de-papo-branco), pois é sempre submissa a espécies de beija-flores maiores que encontram-se na região. Porém, quando for a única espécie presente no momento, pode se tornar extremamente agressiva com outros besourinhos-de-bico-vermelho, havendo brigas especialmente entre machos e fêmeas, que costumam ser inferiorizadas por eles. Pelo que pude notar, esta espécie está presente na região até o início do outono, quando praticamente desaparece, retornando na primavera. 
    Possui extrema distinção sexual, podendo até mesmo ser confundido por leigos como sendo duas espécies diferentes. Os machos são lindos, possuem uma coloração verde intensa nas penas corporais (tetrízes), com pescoço e penas da asa (rêmiges primárias) e cauda (retrízes) num tom azul-escuro. A mancha escura em seu bico é pequena e sua cauda não possui manchas brancas.
Chlorostilbon lucidus macho adulto (Apodiformes, Trochilidae)
Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul.


    A fêmea é bem diferente, com as penas corporais num tom verde-pardo e peito cinza-claro. As rêmiges primárias e retrízes são azuis como no macho, porém, as duas últimas penas caudais da lateral possuem uma pequena mancha branca na extremidade, sendo esta a distinção entre fêmeas e machos jovens. Ela ainda possui uma faixa transocular negra e sobrancelha branca, e seu bico pode chegar a ser totalmente negro devido a mancha escura ser maior.
Chlorostilbon lucidus fêmea adulta (Apodiformes, Trochilidae)
Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul.
    Já os jovens são exatamente iguais às fêmeas no início da vida. Machos jovens podem ser diferenciados pelo tamanho da mancha escura na ponta do bico, pela ausência das duas manchas brancas nas penas da cauda e pelo início da coloração azulada no peito quando iniciam o período de muda.
Chlorostilbon lucidus macho jovem (Apodiforme, Trochilidae)
Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário